aliviar dores na coluna

8 dicas para você aliviar as dores na coluna

Aliviar as dores na coluna é o sonho de qualquer pessoa que sofre com os vários tipos de problemas nas costas. No entanto, enfrentar o cotidiano suportando as dores na coluna é a realidade de muitos brasileiros. Processos degenerativos, predisposição genética, traumas, má postura, sedentarismo, excesso de peso e movimentos repetitivos ou repentinos, são as causas mais comuns da dor na coluna. A dor nas costas, também chamada de dorsalgia, ou ainda lombalgia quando atinge a região lombar, pode ter origem nos músculos, vértebras, discos, nervos, ligamentos e medula, ou seja, em qualquer parte da coluna vertebral. A boa notícia é que existem maneiras de minimizar o sofrimento causado por disfunções nas estruturas da coluna, como hérnia de disco, bico de papagaio, contratura e distensão muscular. Conheça as alternativas à cirurgia para aliviar os sintomas dessas condições.     aliviar as dores na coluna

1)    Tratamento médico

A dor de coluna pode ser uma situação esporádica ou pode tornar-se uma dor crônica, daquelas com as quais ninguém quer ter que conviver. Além dos hábitos do cotidiano e de questões genéticas, a dor pode ser um sintoma relacionado a doenças em outros órgãos, como pulmões, rins e intestinos. Por isso, é muito importante consultar um médico clínico geral ou ortopedista para ter o diagnóstico correto ao perceber dor:
  • Cervical: entre a cabeça e o tronco;
  • Dorsal: no meio das costas;
  • Lombar: acima do quadril.
Casos agudos, como pneumonia, pneumotórax, problemas arteriais e infecções na traqueia ou esôfago podem ser identificados precocemente, a partir de sintomas como a dor nas costas. Na dúvida, procure um médico.   problema de coluna

2)    Medicamentos e terapias para aliviar as dores na coluna

A partir do diagnóstico correto, o médico poderá indicar o tratamento mais adequado para o cada caso, como a prescrição de medicamentos e a recomendação de uso de produtos que ajudem na correção postural, amenizando as dores na região da coluna. Sessões de Acupuntura, Quiropraxia, Reeducação Postural Global (RPG) e Fisioterapia também fazem parte do arsenal terapêutico. Descartadas as condições de saúde que podem ser agravadas sem tratamento médico, como artrose e osteoporose, entre outras, há alguns recursos para evitar e até mesmo amenizar o desconforto na coluna.

3)    Postura física nos movimentos do cotidiano

Hábitos simples do cotidiano podem evitar ou melhorar desvios posturais, como escoliose, cifose dorsal, lordose lombar ou lordose cervical. É possível preservar a coluna apenas mudando pequenas atitudes no dia a dia. Veja alguns exemplos:
  • Na cadeira, no sofá ou no carro, sente-se com os pés apoiados no chão, com as costas totalmente apoiadas no encosto;
  • Para pegar um objeto do chão ou amarrar os sapatos, abaixe-se, flexionando os joelhos;
  • Ao carregar bolsas ou mochilas no ombro, alterne o lado, de tempos em tempos;
  • Caminhe com o abdome contraído para manter as costas retas;
  • Para calçar os sapatos, sente-se e traga o pé até o joelho;
  • Evite ficar inclinado ou curvado, sempre que possível.

4)    Postura corporal para dormir

Para mais conforto e alinhamento da coluna, prefira um colchão semirrígido ou de espuma. Utilize apoios para dormir, como os exemplos a seguir:
  • De barriga para cima - use travesseiro sob a cabeça e embaixo dos joelhos;
  • De lado - use travesseiro embaixo da cabeça e entre as pernas dobradas;
  • De bruços - use travesseiro apenas embaixo da barriga e não da cabeça.
 

5)    Alongamento para prevenir lesões

As alterações posturais podem ser causadas por contratura muscular.  Assim, alongar-se é um excelente recurso para prevenir e amenizar dor ciática, na cervical ou na lombar. Procure orientação profissional para aprender a fazer os movimentos corretamente e evitar machucar-se.  

6)    Atividade física para fortalecimento

A prática de exercícios, ao menos três vezes na semana, ajuda a aumentar a elasticidade e a fortalecer os músculos e articulações. Pilates, natação e musculação são boas modalidades para a correção postural. Busque orientação profissional para evitar contraturas e estiramentos.  

7)    Compressas quentes e geladas

O uso de bolsas térmicas pode amenizar o desconforto na região dolorida.  Compressa quente para dor constante e compressa gelada para dor em episódios. Segundo os ortopedistas, aplicações durante 20 minutos, com intervalo de duas horas, costumam ajudar.  

8)    Repouso

Às vezes, o estresse e a tensão muscular podem ser os desencadeadores do incômodo na coluna. Durma o número de horas suficientes para descansar sua mente e corpo corretamente. Evite fazer força ou carregar peso quando a coluna estiver incomodando.   Gostou dessas dicas para aliviar as dores na coluna? Você sofre com dor nas costas ou conhece alguém que sinta desconforto nessa região? Compartilhe esse artigo nas redes sociais e ajude outras pessoas a viverem sem dor.

Importante:

Nunca se automedique.  As informações deste post não substituem as orientações de um especialista. Em caso de dor na coluna é recomendável procurar orientação médica.

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