como escolher almofadas para cadeira de rodas

Como escolher a almofada para cadeira de rodas

Quem é usuário de cadeira de rodas sabe o quanto é importante adotar o uso contínuo de uma boa almofada para melhorar o conforto. A questão é que, em meio a tantas opções, sempre surge a dúvida de como escolher a almofada para cadeira de rodas que realmente vá trazer mais comodidade no dia a dia.

Neste artigo, vamos explicar a importância do uso deste acessório.

como escolher almofada para cadeira de rodas

 

Por que é preciso usar almofada para cadeira de rodas?

Geralmente, o assento original da cadeira de rodas não é confortável o suficiente para o usuário permanecer sentado por longos períodos.

A almofada é importante para a manutenção do conforto, estabilidade e para o bom alinhamento postural.

Ela alivia a pressão na região dos glúteos e diminui as chances de aparecimento das temidas escaras, também conhecidas como úlceras de pressão, que são feridas na pele de quem fica muito tempo sentado ou deitado na mesma posição.

Essas feridas aparecem pela falta de irrigação de sangue nas partes que ficam pressionadas constantemente.

As escaras vão do grau 1, definida como vermelhidão na pele, até o grau 4, quando acontece necrose de músculos e tendões.

Cadeirantes mais experientes já sabem desse mal, mas aqueles ainda em fase de adaptação à nova realidade desconhecem ou negligenciam a necessidade de cuidados para a prevenção deste problema

 

O que levar em conta para saber como escolher almofada para cadeira de rodas

Na hora da escolha, fatores como peso, tipo de lesão, capacidade de movimentação, postura e equilíbrio de tronco devem ser levados em conta para a análise do tipo de almofada que melhor vai servir às necessidades do usuário.

Entre as opções do mercado, as mais comuns são:

Almofadas de viscoelástico com superfície em gel

Há várias marcas. Vamos citar aqui as características de uma das principais do mercado, a Jay.

As almofadas com bolsa em gel da Jay são desenvolvidas com conceitos aprofundados da ciência do posicionamento, o que garante uma distribuição excelente do peso do usuário por toda a superfície. Isso é conseguido por meio da mínima migração do gel.

Outro ponto característico deste modelo é que tem ótima estabilidade, além de ter boa dissipação do calor e da umidade.

Este modelo possui ainda várias opções de ajustes, conforme a necessidade do usuário.

O preenchimento em gel faz com que, ao sentar-se sobre a almofada, o gel se ajuste à anatomia do cadeirante, preenchendo as regiões de menor contato entre a pele e a almofada, ao mesmo tempo em que reduz o volume de gel nas regiões de maior pressão.

Cadeirantes com algum desnível na pelve ou escoliose (desvio lateral da coluna), por exemplo, certamente não têm uma simetria da região de glúteos. Assim, utilizando uma almofada simples, ele ficaria “torto” em sua cadeira de rodas, prejudicando ainda mais a postura e gerando diferenças nas pressões.

Com a almofada adequada, essa diferença é melhor compensada, distribuindo o peso de forma mais uniforme e melhorando a postura do cadeirante.

Há também o modelo Gelcell da marca Chantal, que é uma mescla de almofada com células de ar e gel na superfície de contato com o cadeirante. O gel tem a característica de manter a temperatura mais agradável, principalmente no calor, o que diminui o suor e evita a proliferação de fungos.

como escolher almofada para cadeira de rodas

Almofada de espuma

As almofadas de espuma com design anatômico, e com gomos na superfície, oferecem mais estabilidade para o cadeirante, principalmente para aqueles com algum grau de comprometimento no equilíbrio de tronco.

O modelo Lifeday tem um design com a região anterior da almofada (aquela que ficará próxima ao joelho) mais alta em relação à região posterior.

Desta maneira, os joelhos ficam levemente elevados em relação à cintura, permitindo que o cadeirante não deslize para frente e fique mais “encaixado” na cadeira de rodas.

 

Almofadas com células de ar

As almofadas com células de ar são excelentes para reduzir a pressão e prevenir escaras. No entanto, alguns cadeirantes sentem algum nível de instabilidade no tronco quando utilizam esse modelo. Geralmente são as mais caras.

Na hora do uso, ela deve ser totalmente inflada por meio de uma bomba. Em seguida,o cadeirante senta-se sobre a almofada e vai soltando o ar por meio da válvula até que ela fique moldada a sua anatomia.como escolher almofadas para cadeira de rodas

Almofadas de silicone

Este modelo oferece algum grau de proteção contra escaras, mas não são as melhores para isso. Outro problema é que deixam o cadeirante um pouco instável caso tenha algum déficit de controle de tronco.

 

Cuidados gerais

No momento de escolher a almofada para cadeira de rodas, é preciso analisar também outros fatores, listados abaixo.

  •  Ver se a capa é lavável, o que mantém a higiene e ajuda a evitar a proliferação de fungos;
  • Nos modelos a ar, ver se há resistência a furos;
  • Analisar a durabilidade e possíveis garantias;
  • Sempre testar antes de comprar;
  • Analisar se o material que recobre a almofada não esquenta muito, tornando desconfortável o uso prolongado;
  • Perguntar para outros cadeirantes sobre o modelo que pretende comprar;
  • Não se deixe levar apenas pelo preço. Pense que é um investimento para o seu conforto e, principalmente, para a prevenção das escaras.

 

Peça ajuda de profissionais

No momento de comprar a almofada para a cadeira de rodas é importante ainda que se recorra a lojas especializadas. Profissionais com conhecimento do produto serão capazes de tirar todas as dúvidas e de oferecer os modelos mais adequados a sua necessidade.

Não deixe de perguntar absolutamente tudo o que tem dúvida e só faça a compra se sentir seguro de estar fazendo a melhor escolha.

 

Gostou das dicas? Se você alguma outra dica sobre este assunto, compartilhe com a gente aqui nos comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *