lençol térmico

Dormir com lençol térmico contribui para o bem-estar

Dormir com lençol térmico é um conforto do qual muita gente não abre mão em dias frios.  Afinal, quem resiste a uma cama quentinha e aconchegante, sem precisar de toneladas de cobertores?

O que muitos não sabem, no entanto, que essa prática também pode ser aliada para a saúde e o bem-estar.

É isso que vamos tratar neste artigo.

lençol térmico

 

 

Como funciona o lençol térmico

O lençol térmico é feito de duas camadas de tecido, tendo entre elas um fio de cobre que funciona como uma resistência elétrica encapada.

É essa resistência elétrica, ligada a uma tomada, que dissipa o calor em toda a superfície do lençol e o mantém aquecido.

A temperatura do lençol térmico fica em torno de 39 graus, que são atingidos em cerca de 20 minutos.

Ao contrário do que muitos pensam, o produto fica apenas levemente aquecido e sem riscos de provocar queimaduras.

O lençol deve ser usado como uma capa no colchão, de preferência mantendo-o bem esticado para que o aquecimento seja uniforme.

Há lençóis térmicos para todos os tipos e tamanhos de colchão, tanto para solteiro quanto para casal.

Algumas opções disponíveis no mercado contam até com um timer, para programar o desligamento durante a noite.

 

Cuidados ao dormir com o lençol térmico

Por se tratar de um produto que é ligado à tomada, sempre é necessário manter alguns cuidados para se ter o melhor aproveitamento do lençol térmico.

Entre os cuidados destacamos:

  • Não lavar o produto: isso evita danos à resistência;
  • Evite dobrá-lo: a resistência interna é um fio de cobre. Se esse fio for dobrado, poderá quebrar e não aquecer mais corretamente. Quando for guardar, é melhor enrolá-lo;
  • Evite consertá-lo: caso não esteja funcionamento perfeitamente, não tente consertar o produto para não comprometer de vez o seu funcionamento. O melhor a fazer é enviar para alguma assistência indicada pelo fabricante;
  • Alças: é necessário verificar se as alças elásticas estão bem fixadas;
  • Tamanho: para evitar rugas ou dobras, o lençol deve ser menor que o colchão;
  • Desligamento: sempre desligar quando não estiver usando;
  • Protetor: coloque sobre o lençol térmico um protetor de colchão, modelo impermeável, ou similar. Desta forma, o calor espalha-se melhor e aumenta a durabilidade do lenço;
  • Manutenção do calor: é importante ligar o lençol uns 20 minutos antes de deitar-se e estender uma coberta fina por cima, desta maneira evita-se e perda de calor;
  • Selo Inmetro:  só compre o produto de empresas certificadas pelo Inmetro. Elas obrigatoriamente fabricam o lençol térmico com o fio interno recapado, impedindo qualquer contato do fio de cobre com o tecido.

Como dormir com lençol térmico pode ajudar no bem-estar

Agora que você já sabe como funciona o lençol térmico e os cuidados necessários para a sua utilização, é hora de entender como dormir com o lençol térmico pode ajudar também a trazer bem-estar.

Fora o fato de uma cama quentinha em um dia terrível de inverno ser algo extremamente aprazível, o lençol aquecido ajuda no relaxamento muscular.

Com o corpo mais relaxado, a pessoa tende a dormir melhor.

Além disso, dores nas costas, muitas vezes agravadas no inverno pela contração da musculatura em razão do frio, podem ser amenizadas com o lençol térmico.

É basicamente, o mesmo processo de quando usamos uma bolsa com água quente para aliviar dores.

Da mesma forma, o calor do lençol térmico pode ajudar a aliviar incômodos com tendinites, bursites e outras inflamações semelhantes, bastando deitar-se com a área afetada mais diretamente em contato com o lençol.

Importância da compra em locais especializados

O Selo Inmetro é uma ótima garantia de que o produto tem qualidade, mas o comprador deve ficar atento a outros detalhes para fazer uma compra consciente.

É importantíssimo avaliar o tamanho do lençol em relação à cama, modelos, formas de manutenção, e garantias.

Por isso, sempre vale a orientação de só comprar artigos para saúde e bem-estar em lojas especializadas, cujos vendedores sabem informar corretamente todas os detalhes sobre os produtos.

Compartilhe este artigo com seus amigos que gostam de lençol térmico.

 

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *