loção hidratante para gestante

Loção hidratante para gestante ajuda a evitar estrias

Depois da felicidade ao receber o resultado positivo no exame de gravidez, as futuras mamães já começam a fazer planos.

Além de pensar no quartinho, enxoval e tantos outros detalhes, as grávidas mais precavidas também já começam a prestar atenção à barriga, fazendo o possível para evitar as temidas estrias.

Os médicos afirmam que de 70% a 90% das gestantes podem sofrer com as estrias na gravidez, principalmente durante o terceiro trimestre, quando a barriga está maior e a pele mais esticada.

Mas então o que fazer para evitar o aparecimento dessas marcas tão indesejadas? A resposta é simples: apostar na loção hidratante para gestante como a sua melhor amiga.

Neste post explicamos como a loção para estrias funciona.

Acompanhe!

 

O que é e para que serve a loção hidratante para gestante?

A loção hidratante para estrias é um creme que melhora a firmeza e a textura da pele com uma alta concentração de óleos e formulação com colágeno, ajudando a prevenir o surgimento de estrias na gravidez.

Na gravidez, o corpo da mulher passa por uma série de mudanças em um curto espaço de tempo. Tanto a pele dos seios quanto a pele da barriga se esticam para acompanhar o crescimento do bebê com o passar dos meses.

É neste cenário que podem surgir as temidas marcas de estrias, que não perdoam nem as famosas.

As estrias também podem aparecer em outras partes do corpo devido ao ganho de peso durante a gestação, mas geralmente estão concentradas nestas áreas onde a pele é mais esticada.

Mulheres que já têm uma predisposição genética e também com idade mais avançada costumam sofrer mais com o aparecimento das estrias, já que a pele vai perdendo a capacidade de ser elástica.

O primeiro sinal de alerta é uma coceira insistente na área afetada. Inicialmente, as estrias são rosadas, depois passam a ficar mais vermelhas, roxas e, por fim, brancas.

As últimas são praticamente impossíveis de serem removidas, por isso é importante focar na prevenção antes mesmo dos primeiros sinais.

As estrias são muito comuns depois da 25ª semana de gestação, mas o cuidado com a pele afetada deve ser redobrado e a hidratação com loções para estrias apropriadas para grávidas deve ser feita desde o começo da gestação.

 

Como age a loção hidratante para estrias

As estrias cutâneas nada mais são que o rompimento das fibras elásticas da pele. Normalmente, se a mudança não é muito grande, a pele se adapta e estica sem problemas.

O que acontece é que, durante a gravidez, a pele estica muito em poucos meses, levando ao rompimento e às tão terríveis marcas.

Aplicar o creme de prevenção de estrias ajuda a proteger e hidratar, potencializando a elasticidade natural da pele. A hidratação prolongada serve para preservar a umidade das camadas superiores da pele, o que aumenta sua elasticidade.

Desta forma, a loção hidratante para grávidas mantém a retenção natural da água na pele, prevenindo o aparecimento das temidas estrias.

 

Como usar a loção para gestante

As loções hidratantes para gestantes podem e devem ser usadas desde o momento em que se descobre a gravidez até depois do nascimento do bebê, quando a pele vai voltando ao normal aos poucos.

A loção pode ser usada no corpo todo, mas vale dar atenção principalmente para as partes onde a pele estica mais e que são mais afetadas na gravidez, como barriga e seios.

Para conseguir o resultado esperado a loção para estria deve ser aplicada diariamente em todo o corpo.

Espalhe uma boa quantidade do produto com movimentos circulares e suaves, com cuidado. Também vale a pena fazer uma pequena massagem para ajudar na ativação da circulação.

A maioria das marcas das loções para gestantes indica que a aplicação do produto seja feita com a pele limpa. Assim, após o banho e a hora ideal de passar a sua loção hidratante.

 

Cuidados com a loção para estrias na gravidez

As loções para gestante são feitas pensando justamente na segurança da mãe e do bebê, por esta razão não contém substâncias pesadas e que possam causar problemas.

É importante que a grávida preste atenção nos componentes de todos os produtos para gestante que usa, afinal são muitas as substâncias que podem fazer mal ao desenvolvimento do bebê.

O ideal é não improvisar e optar por loções hidratantes específicas para gestantes, com elementos totalmente seguros.

Como durante a gravidez é preciso redobrar os cuidados, a maioria dos cremes hidratantes para gravidez são hipoalergênicos e não contém corantes e conservantes que poderiam causar alergias e irritações.

Muitos também não têm perfume e nem fragrâncias, que poderiam aumentar os enjoos e náuseas tão comuns nessa época.

Apesar disso, é preciso tomar alguns cuidados durante o seu uso, acompanhe:

  • Siga sempre as recomendações do fabricante
  • Mantenha a embalagem em local seco e fresco. Nada de deixar no banheiro!
  • Caso tenha alguma irritação, suspenda o uso imediatamente
  • Como qualquer produto, mantenha longe do alcance de crianças e pets
  • Se tiver contato com olhos, lave a área rapidamente

 

Prevenção de estrias além dos cremes

A hidratação da pele é uma das formas mais eficientes de ficar longe das estrias, mas não é o único modo.

Junto com a rotina diária de cuidados com a pele, vale a pena adotar algumas outras atitudes, confira:

  • Beber bastante água
  • Se alimentar de forma saudável
  • Procurar comer alimentos com vitamina C e vitamina E
  • Usar roupas apropriadas e com sustento correto para barriga e seios
  • Se possível, não ganhar muito peso durante a gravidez

 

Tipos de loção de hidratante para gestante

Alguns tipos de loção têm perfume, o que pode acabar causando náuseas nas grávidas com mais sensibilidade a cheiros e que estão enjoando com facilidade durante a gestação.

Existem loções para estria com uma textura cremosa mais grossa e também aqueles produtos em gel, de rápida aplicação e absorção.

A escolha depende da sua preferência. Você pode experimentar alguns tipos diferentes para ver qual se adapta melhor à sua pele e ao seu gosto.

Gostou do artigo? Compartilhe com gestantes que você conheça ou com as amigas que pensam em logo ser gestantes.

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *