manter a forma física nas férias

7 dicas para manter a forma física nas férias

Manter a forma física nas férias costuma ser uma das principais preocupações de quem quer curtir o descanso sem jogar fora um ano inteiro de cuidados com a saúde.

A boa notícia é que, mesmo longe da rotina de treinos e de cuidados específicos com a alimentação, dá muito bem para cuidar da saúde.

Basta adotar algumas medidas simples, mas que já surtirão efeito na manutenção da forma física conquistada ao longo dos meses.

Por isso, preparamos estas 7 dicas de como manter a forma física nas férias.

 para manter a forma física nas férias

Estabeleça uma programação mental de busca da saúde e bem-estar

“Programar” a sua mente para a necessidade de continuar os cuidados com a saúde irá fazer com que você, apesar das tentações, consiga frear os exageros, assim como terá mais foco para não abandonar totalmente a prática de exercícios.

Se você sai de férias com um pouquinho de preocupação em manter em dia o grau de saúde e bem-estar conquistado ao longo do ano, é provável que vá “ligar” o alerta sempre que se sentir abusando das comidas e bebidas ou que deixar a preguiça vencer a necessidade de se exercitar.

 

Facilite a prática de exercícios para manter a forma física nas férias

Se você pega pesado na academia, corre 10 quilômetros todos os dias e não perde uma oportunidade de subir escadas ou caminhar em vez de usar o carro, tem que pensar que tal ritmo será extremamente difícil de se atingir nas férias.

E, na verdade, nem deve tentar atingi-lo, pois é provável que não vá conseguir e isso vai gerar frustrações. E férias são para relaxar, e não para ficar irritado. Não é mesmo?

Faça uma programação leve, que pode ser uma caminhada ou corrida no fim da tarde – não ter que acordar cedo é um dos fatores que mais nos dá a lembrança gostosa de que estamos fora da rotina do dia a dia.

Se curte o treinamento funcional, pode levar aquelas fitas elásticas, que são ótimas para vários tipos de exercícios para bíceps, tríceps, peito e pernas. Se é fã de musculação, avalie incluir na bagagem alguns halteres.

Se você vai para a praia, veja se não há uma estrutura disponível para exercícios e una o útil ao agradável.

 

Alie turismo a exercícios

Se vai para algum lugar que ainda não conheça, que tal explorar a região com umas boas caminhadas? Troque, na medida do possível, todas as possibilidades de usar o carro por desbravar o local a pé ou de bike.

Nas cidades, aliás, caminhar pelas ruas é muito mais proveitoso do que os passeios em ônibus ou de carro. A pé, você se envolve mais com o lugar, conhece melhor as pessoas e descobre atrações escondidas que jamais veria se estivesse motorizado.

Se vai ficar em hotel, considere escolher um que tenha piscina e academia. Assim, entre um programa turístico e outro, pode aproveitar para nadar, andar ou correr na esteira e fazer alguns treinos de musculação.

Ainda na cidade ou na praia, pode reservar um tempinho no fim do dia para uma leve corrida

Da mesma forma, se é adepto a desbravar a natureza, tente incluir nos seus roteiros de férias locais com trilhas para ir a pé que podem levar a exuberantes cachoeiras, cavernas, cânions e outros atrativos naturais.

manter a forma física nas férias

Avalie a possibilidade de ter companhia nos exercícios

Seja com alguém da sua família ou mesmo com alguém que tenha conhecido nas férias e que goste de exercícios, tente fazer um programa de atividade física que envolva pelo menos mais uma pessoa.

Ter companhia para manter a forma física nas férias contribui para o cumprimento deste compromisso, pois um dá força para o outro.

Até mesmo naquele passeio tranqüilo de bike, leve a mulher ou o marido e os filhos. O passeio vai ficar mais divertido e todos estarão praticando atividade física.

 

 Não abuse na alimentação

Isso é uma regra que vale para o ano todo, mas nas férias, claro, a tendência é maior de a gente abusar um pouco na comida.

Uma sugestão para evitar os exageros no almoço e no jantar é fazer pequenas refeições ao longo do dia, incluindo frutas, sucos, torradas, iogurte natural e lanches leves.

Comece já com um reforçado café da manhã, com frutas, cereais, ovos mexidos, iogurte desnatado, mel e pão integral. É uma refeição de fácil digestão e que não pesa no estômago, o que o deixará mais “ágil” para o dia todo.

No almoço, permita-se comer de tudo o que gosta, mas pare antes de se sentir “estufado”.

Se vai abusar na carne gordurosa um dia, fique pelo menos outros dois dias com uma refeição mais leve, com saladas, peixes, frutos do mar ou carnes magras.

No jantar, o ideal é sempre uma refeição leve, que pode incluir carnes magras, saladas e legumes, ou até um lanche com pão integral e peito de peru.

 

Cuidado com as bebidas alcoólicas

Além de serem bastante calóricas, as bebidas alcoólicas, se consumidas em excesso, vão deixar você de ressaca, que, em geral, vem acompanhada de dor de cabeça, enjoo e cansaço. E ai, já viu. Lá se vai o ânimo para praticar alguma atividade e manter a forma física nas férias.

Se você beber uma vez na semana ou mais vezes, mas de forma bem moderada, isso até não vai prejudicar a sua energia para se exercitar. O que não pode é exagerar todos os dias.

A dica é ingerir bastante água mesmo durante o consumo de bebida alcoólica, pois a água ajuda a diminuir os efeitos do álcool no organismo, além de fazer com que você acabe bebendo menos. Outro fator para amenizar a ressaca é estar bem alimentado antes começar a beber.

 

Lembre-se: o principal é relaxar e se divertir

Estabelecer uma rotina de treinos para manter a forma física nas férias é ótimo, mas tenha em mente que o período longe do trabalho tem o objetivo principal de relaxamento e de diversão.

Só inclua atividade física se isso não for motivo de estresse com a família e com os amigos que querem a sua presença nas festas e passeios.

Além disso, avalie se não está exagerando demais na preocupação com a saúde a ponto de não curtir nada que não sejam exercícios e dieta.

Não há problema em voltar das férias com uns quilinhos a mais. Depois você recupera com a sua rotina de treinos ao longo do ano.

Como tudo na vida, o ponto principal é equilíbrio. Assim, você vai fazer os exercícios que o deixam feliz com o seu corpo e com a sua saúde, mas, ao mesmo tempo, vai aproveitar as merecidas férias se divertindo, conhecendo lugares e pessoas ou simplesmente relaxando ao lado de quem gosta.

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