Prevenção de úlceras de pressão

Pessoas que permanecem longos períodos no leito, não raro, são acometidas por úlceras de pressão. A úlcera por pressão é uma lesão na pele ou tecidos subjacentes, normalmente em proeminência óssea, normalmente ocorre fricção da pele ou aumento da pressão no local.

A úlcera de pressão é uma causa importante de morbidade e mortalidade especialmente em pessoas com sensibilidade reduzida, imobilidade e baixa hidratação da pele.

              A úlcera surge quando a pressão sobre a proeminência óssea diminui a circulação sanguínea causando a morte celular e o surgimento da úlcera.

Usuários de cadeira de rodas ou pacientes acamados são bastante suscetíveis ao surgimento de úlceras de pressão, principalmente o segundo grupo.

Os locais mais comuns onde surgem as úlceras são: cabeça; ombro; coluna; cotovelos, quadril, joelhos e tornozelo.

A prevenção da úlcera de pressão exige alguns cuidados especiais, tais como:

– Alternância de posições, é imprescindível que ocorra mudanças na posição do paciente a fim de melhorar a circulação sanguínea nos tecidos, deve ocorrer preferencialmente a cada duas horas. O uso de uma cama hospitalar contribui essencialmente permitindo que se posicione o paciente de maneira a favorecer a circulação nos membros inferiores;

– Deve-se ter atenção também ao colchão utilizado pelo paciente, a densidade deve ser confortável para o peso do paciente, um colchão muito duro favorece o surgimento das úlceras. Além do colchão convencional, pode-se utilizar um colchão “caixa de ovo” para aliviar os pontos de pressão;      
– Manter a adequada hidratação da pele através da aplicação de produtos a base de óleo de girassol e vitaminas;

– Prevenir dermatites associadas à incontinência urinária;

– Ingestão de água para manter a adequada hidratação da pele;

– No caso de usuários de cadeiras de rodas é indicado o uso de algum modelo de almofada anatômica que acomode e posicione a pelve impedindo que a pressão fique toda na região sacral.

                                         

          As úlceras sempre são lesões de difícil tratamento, por isso para evitar o aparecimento é muito mais fácil e mais barato prevenir, e o principal, livrar o paciente do sofrimento causado pela úlcera de pressão.

Um comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *